O salário mínimo no Reino Unido 2023
Em comparação com as taxas de 2022, elas representam aumentos significativos de cerca de 9 a 10% em todas as faixas etárias.
Quantas pessoas são afetadas?
Em 2022, cerca de 23% dos empregos – mais de 7 milhões de funcionários – em todo o Reino Unido foram pagos com ou abaixo do salário mínimo vigente.
Com os aumentos de abril de 2023, o número de beneficiados aumentará para mais de 3 milhões – composto por cerca de:
- 2,6 milhões acima de 23 anos recebendo a nova taxa de £ 10,42 NLW.
- 350.000 jovens de 21 a 22 anos vendo um aumento salarial.
- 150.000 jovens de 18 a 20 anos ganhando mais.
Trabalhadores de salário mínimo estão concentrados em certas indústrias, como varejo, hotelaria, limpeza, manutenção, puericultura e serviços de alimentação.

Quem cobre o salário mínimo?
O salário mínimo legalmente deve ser pago a todos os trabalhadores elegíveis no Reino Unido. As principais exceções são:
- O autônomo
- trabalhadores voluntários
- Diretores da empresa
- Membros das forças armadas
Quase todos os funcionários estão cobertos, sejam permanentes, casuais, de agência, freelance ou com contrato de zero horas. O empregador é responsável pelo pagamento do salário mínimo, não o cliente ou a agência.
Os trabalhadores também devem ter pelo menos a idade de deixar a escola para se qualificar. Para 2023, esta é a última sexta-feira de junho do ano letivo em que completam 16 anos.
Impactos sobre os Trabalhadores
O salário mínimo aumentou significativamente o pagamento dos salários mais baixos no mercado de trabalho do Reino Unido. Cerca de 300.000 trabalhadores se beneficiaram com a introdução do salário mínimo em 1999. O número que recebeu um aumento de salário devido ao aumento da classificação do NLW é agora superior a 2 milhões.
No entanto, nem todos os trabalhadores com salário mínimo ganharam igualmente. A pesquisa mostra que os trabalhadores mais jovens enfrentaram oportunidades de emprego reduzidas com as avaliações iniciais, enquanto os trabalhadores mais velhos ganharam. Com o NLW, os empregos ocupados por trabalhadores mais jovens foram substituídos por aqueles com mais de 25 anos.
Estima-se que o salário mínimo tenha tido pouco impacto geral sobre o emprego. Mas há preocupações contínuas de que isso encorajou os empregadores a limitar o horário dos trabalhadores.
Para aqueles que mantiveram seus empregos, o salário mínimo claramente aumentou o salário. Também reduziu os salários extremamente baixos e a pobreza entre as famílias com trabalhadores que recebem salário mínimo.