O sistema de ensino escolar no Reino Unido
- Quarta fase de base: 14-16 anos
Ensino primário na Grã-Bretanha
Pelo que sei do sistema de ensino do Reino Unido, o ensino primário começa quando uma criança faz cinco anos e continua até aos onze. O sistema divide-se ainda em escolas infantis para os 5-7 anos e escolas de preparação para os 7-11 anos. Muitas vezes, estas instituições são separadas mas situadas no mesmo local.
Ensino secundário do sétimo ao oitavo ano
A escola secundária no Reino Unido envolve o estudo de disciplinas fundamentais como Inglês, Matemática e Ciências nos primeiros dois anos. Além disso, foram oferecidas várias opções, incluindo Arte, Música e Informática, para interesses de aprendizagem personalizados.
Em certas instituições, os futuros alunos do sétimo ano poderão ter de fazer um teste, normalmente designado por Common Entrance Examination. Este teste realiza-se frequentemente três vezes por ano – em novembro, janeiro e maio ou junho. Os resultados podem influenciar a progressão do aluno do ensino básico para o ensino secundário.
Ensino secundário – o nono ano
O ano de transição do ensino básico para o ensino secundário é um período essencial no sistema educativo do Reino Unido. É durante este ano que os alunos começam a preparar as bases para o programa GCSE, um trampolim fundamental para futuros empreendimentos educativos.
Durante este período, os alunos aprendem disciplinas como Inglês, Matemática, Humanidades e Línguas. Além disso, os alunos podem optar por disciplinas extra com base nas suas ofertas escolares e interesses pessoais.
Ensino secundário: Ano 10- Ao Ano 11
Quando os alunos atingem a idade de 14 anos, começam a preparar-se para uma prova fundamental no seu percurso académico – o exame GCSE. Este exame abrange disciplinas obrigatórias como Inglês, Matemática e Ciências, mas também permite que os alunos escolham disciplinas opcionais com base nas suas competências e interesses.
As escolhas electivas que se fazem e as notas obtidas nos exames GCSE desempenham um papel vital na definição do futuro percurso educativo, especialmente para a admissão à universidade. Assim, obter notas elevadas, como A ou B, pode aumentar consideravelmente as hipóteses de os estudantes conseguirem uma vaga na universidade.