O sistema de ensino escolar no Reino Unido
Ano letivo intensivo no ensino secundário
Para estudantes internacionais que querem estudar no Reino Unido, algumas escolas oferecem um programa especial conhecido como Programa Intensivo de GCSE no 11º ano. Este programa está aberto a estudantes com 15 anos ou mais e com uma classificação académica satisfatória no seu país de origem. Este programa exigente estende-se por um ano e concentra-se exclusivamente em seis disciplinas.
Programa internacional de ensino médio IGCSE
Este programa foi concebido para estudantes internacionais que pretendem preparar-se para os exames de nível A e/ou B. Os alunos estudam 5 a 7 disciplinas, tais como matemática, inglês e ciências. No final do ano, os alunos receberão a qualificação IGCSE se passarem nos exames de cada disciplina que estudaram.
Quando um estudante britânico termina o teste GCSE, tem a opção de continuar a sua educação e ir para a universidade, ou deixar a escola e começar a trabalhar.
Administração e controlo do sistema educativo no Reino Unido
A minha observação do sistema educativo do Reino Unido mostra como este reflecte os valores capitalistas de liberdade pessoal do país. Isto manifesta-se na responsabilidade partilhada da gestão e da regulação da educação entre vários grupos.
O sistema educativo britânico estabelece um equilíbrio entre a governação centralizada e descentralizada, conduzindo a uma gama moderada de tipos de escolas e assegurando a igualdade de oportunidades para todos.
A pedra angular da estrutura educativa do Reino Unido é a Lei Butler. Esta lei estabeleceu o quadro para a organização do sistema educativo e dividiu a responsabilidade pela supervisão entre o governo e as autoridades locais.
O papel do Ministério da Educação
Segundo sei, a principal autoridade para a educação no Reino Unido é o Ministério da Educação dirigido pelo Ministro da Educação, que tem de responder perante o Parlamento. O Ministro da Educação conta com a ajuda dos inspectores e do Conselho Consultivo para a Educação. As suas responsabilidades incluem o planeamento da educação, a supervisão do funcionamento da escola, o apoio aos alunos e a contratação de educadores.
O responsável local pela educação de cada zona é responsável pela gestão e pelo apoio financeiro às escolas, respeitando as directrizes e a legislação do Ministério da Educação.