Vikings na Grã-Bretanha … Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales
Os vikings na Grã-Bretanha deixaram uma marca muito importante na história britânica, que afectou em grande medida a Grã-Bretanha a nível cultural e linguístico.
Neste post, vamos falar sobre a história dos Vikings na Grã-Bretanha, e como eles se estabeleceram e prosperaram.
Sobre os vikings na Grã-Bretanha
A invasão dos vikings na Grã-Bretanha teve várias etapas diferentes, começando pela Inglaterra, passando pela Irlanda e pela Escócia.
Os Vikings em Inglaterra
A existência dos vikings na Grã-Bretanha começa com a invasão da Inglaterra, que teve o maior efeito em comparação com outros reinos.
Os vikings invadiram a Inglaterra em 793, invadindo Lindisfarne e roubando os ossos de São Cuthbert que estavam guardados num mosteiro.
Um grupo de pessoas matou os monges e levou o seu dinheiro. Neste ataque, teve início a “Era da Conquista Viking”.
Os vikings conseguiam-no porque utilizavam navios altos.
Na última década do século VIII, houve muita violência nas costas norte e oeste de Inglaterra, mas em pequena escala. As invasões vikings continuaram a registar-se nas cidades costeiras inglesas. Embora os primeiros grupos de invasores fossem pequenos, pensava-se que tinham muitos planos.
Era inverno, entre 840 e 841, quando os noruegueses partiram. Estavam à espera numa ilha ao largo da costa da Irlanda. Durante o seu primeiro inverno no Reino Unido, os Vikings permaneceram na ilha de Thanet, em Kent.
Foi a segunda vez em 854 que o grupo de salteadores permaneceu na ilha de Shepey, no estuário do Tamisa, para passar o inverno. Em 864, regressaram a Thanet para acampar durante o inverno.
No ano seguinte, um enorme exército pagão liderado pelos irmãos aleijados Ivar, Halfdan e Ob Ragnarson chegou à Ânglia Oriental. A eles juntou-se outro governante viking (Gathram).
Em seguida, entraram na Nortúmbria e apoderaram-se de York, dando origem à York nórdica, uma cidade viking onde algumas pessoas viviam como agricultores e artesãos.
Os vikings apoderaram-se da maior parte dos reinos ingleses, que na altura se encontravam num estado de caos. Durante um ataque à Nortúmbria pelos irmãos Halfdan, filhos de Ranger e ivar, o desossado, o rei inglês Forced foi transformado num mero fantoche pelos irmãos Halfdan. A Nortúmbria tornou-se assim o seu lar setentrional.
O “Grande Exército de verão” chegou a Inglaterra em 870, liderado por um chefe viking chamado Bagsick e pelos Cinco Condes. Eles tomaram conta do país. Foi uma luta entre as forças vikings que tinham dominado a maior parte da Inglaterra até 871, altura em que planearam invadir o Reino de Wessex com a ajuda do Grande Exército Pagão.
Os homens de Bagsick e as forças de Halfdan tentaram detê-los (que já tinham conquistado grande parte da Inglaterra a partir da sua fortaleza na York nórdica).
Bajsek e o conde foram mortos na Batalha de Ashdown, em 8 de janeiro de 871, quando os dois foram mortos. Como resultado, muitos vikings regressaram ao norte de Inglaterra e a York escandinava tornou-se a capital do reino viking. Mas Alfredo, o Grande, conseguiu expulsá-los. Depois de derrotar os ataques vikings na fronteira, Alfredo e os seus sucessores conseguiram conquistar York, que ficava na costa.