O sistema de ensino escolar no Reino Unido
Descobri que o sistema de ensino no Reino Unido está dividido em três fases principais: primária, secundária e liceu. Por lei, as crianças são obrigadas a frequentar a escola dos 5 aos 16 anos.
O sistema de ensino escolar do Reino Unido divide-se em três fases: primária, secundária e liceal.

Sobre o sistema de ensino escolar no Reino Unido
Na minha observação do sistema de ensino britânico, há vários princípios fundamentais. Uma é a democracia educativa, em que as escolas e os professores têm autonomia para estruturar o seu ensino, assegurando simultaneamente que todos os alunos, independentemente da sua origem, tenham as mesmas oportunidades. Além disso, a educação é um verdadeiro direito público, com uma escolaridade obrigatória de 11 anos.
Desde a revolução industrial, o Reino Unido tem valorizado muito a aprendizagem prática e aplicada. O currículo passou a incluir mais aplicações práticas e reais dos conhecimentos. Há também um equilíbrio no sistema que mostra a moderação na diversidade. Este atributo reflecte a combinação de governação centralizada e descentralizada da educação no país.
O público também desempenha um papel fundamental na educação, um conceito designado por responsabilidade popular, que se estende à gestão e supervisão globais da educação. O respeito pelos direitos individuais e o estilo democrático da política complementam este facto.
Para além disso, numa homenagem à mistura demográfica do país, as escolas integram o ensino religioso. Esta inclusão realça a diversidade de crenças e ideologias no país. Por último, existe uma liberdade distinta para as escolas privadas e sectárias. As autoridades apoiam-nos e trabalham no sentido de integrar estas escolas no sistema mais vasto, em vez de dificultarem a sua criação.
Fases da escolaridade obrigatória
- A primeira fase de base: de 5 a 7 anos
- A segunda fase de base: dos 7 aos 11 anos
- A terceira fase de base: dos 11 aos 14 anos
- Quarta fase de base: 14-16 anos
Ensino primário na Grã-Bretanha
Pelo que sei do sistema de ensino do Reino Unido, o ensino primário começa quando uma criança faz cinco anos e continua até aos onze. O sistema divide-se ainda em escolas infantis para os 5-7 anos e escolas de preparação para os 7-11 anos. Muitas vezes, estas instituições são separadas mas situadas no mesmo local.
Ensino secundário do sétimo ao oitavo ano
A escola secundária no Reino Unido envolve o estudo de disciplinas fundamentais como Inglês, Matemática e Ciências nos primeiros dois anos. Além disso, foram oferecidas várias opções, incluindo Arte, Música e Informática, para interesses de aprendizagem personalizados.
Em certas instituições, os futuros alunos do sétimo ano poderão ter de fazer um teste, normalmente designado por Common Entrance Examination. Este teste realiza-se frequentemente três vezes por ano – em novembro, janeiro e maio ou junho. Os resultados podem influenciar a progressão do aluno do ensino básico para o ensino secundário.
Ensino secundário – o nono ano
O ano de transição do ensino básico para o ensino secundário é um período essencial no sistema educativo do Reino Unido. É durante este ano que os alunos começam a preparar as bases para o programa GCSE, um trampolim fundamental para futuros empreendimentos educativos.
Durante este período, os alunos aprendem disciplinas como Inglês, Matemática, Humanidades e Línguas. Além disso, os alunos podem optar por disciplinas extra com base nas suas ofertas escolares e interesses pessoais.
Ensino secundário: Ano 10- Ao Ano 11
Quando os alunos atingem a idade de 14 anos, começam a preparar-se para uma prova fundamental no seu percurso académico – o exame GCSE. Este exame abrange disciplinas obrigatórias como Inglês, Matemática e Ciências, mas também permite que os alunos escolham disciplinas opcionais com base nas suas competências e interesses.
As escolhas electivas que se fazem e as notas obtidas nos exames GCSE desempenham um papel vital na definição do futuro percurso educativo, especialmente para a admissão à universidade. Assim, obter notas elevadas, como A ou B, pode aumentar consideravelmente as hipóteses de os estudantes conseguirem uma vaga na universidade.
Ano letivo intensivo no ensino secundário
Para estudantes internacionais que querem estudar no Reino Unido, algumas escolas oferecem um programa especial conhecido como Programa Intensivo de GCSE no 11º ano. Este programa está aberto a estudantes com 15 anos ou mais e com uma classificação académica satisfatória no seu país de origem. Este programa exigente estende-se por um ano e concentra-se exclusivamente em seis disciplinas.
Programa internacional de ensino médio IGCSE
Este programa foi concebido para estudantes internacionais que pretendem preparar-se para os exames de nível A e/ou B. Os alunos estudam 5 a 7 disciplinas, tais como matemática, inglês e ciências. No final do ano, os alunos receberão a qualificação IGCSE se passarem nos exames de cada disciplina que estudaram.
Quando um estudante britânico termina o teste GCSE, tem a opção de continuar a sua educação e ir para a universidade, ou deixar a escola e começar a trabalhar.
Administração e controlo do sistema educativo no Reino Unido
A minha observação do sistema educativo do Reino Unido mostra como este reflecte os valores capitalistas de liberdade pessoal do país. Isto manifesta-se na responsabilidade partilhada da gestão e da regulação da educação entre vários grupos.
O sistema educativo britânico estabelece um equilíbrio entre a governação centralizada e descentralizada, conduzindo a uma gama moderada de tipos de escolas e assegurando a igualdade de oportunidades para todos.
A pedra angular da estrutura educativa do Reino Unido é a Lei Butler. Esta lei estabeleceu o quadro para a organização do sistema educativo e dividiu a responsabilidade pela supervisão entre o governo e as autoridades locais.
O papel do Ministério da Educação
Segundo sei, a principal autoridade para a educação no Reino Unido é o Ministério da Educação dirigido pelo Ministro da Educação, que tem de responder perante o Parlamento. O Ministro da Educação conta com a ajuda dos inspectores e do Conselho Consultivo para a Educação. As suas responsabilidades incluem o planeamento da educação, a supervisão do funcionamento da escola, o apoio aos alunos e a contratação de educadores.
O responsável local pela educação de cada zona é responsável pela gestão e pelo apoio financeiro às escolas, respeitando as directrizes e a legislação do Ministério da Educação.
As organizações de voluntariado e os sindicatos de professores colaboram na definição da política educativa do país.
